segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Roseta Artesanal Paulo Marcos

Esse é o meu processo de construção da minha roseta artesanal:

Primeiro, preparo o desenho da roseta no autocad, e faço a impressão de 2 desenhos...
um dos desenhos, colo em um disco de madeira, com fita dupla face.
O segundo desenho, serve como matriz, para recorte dos pedaços de madeira, que constituirão a roseta.
Recorto cada pedaço do desenho, e colo com fita dupla face em cada pedaço de madeira...
depois, lixo todos os pedaços até as linhas do desenho.
Com todos os pedaços lixados, vou colando um a um, com cola super bonder, até fechar o círculo.
Depois, aprisiono o disco de madeira com a roseta semi-pronta no disco rotativo, e faço a usinagem das suas bordas com uma ferramenta cortante, em um ângulo de 90º, até os diâmetros desejados.
Em seguida, colo os filetes internos e externos, e ela estará pronta para ser lixada, e colada no tampo!













11 comentários:

  1. Opa! Gostei deste blog! Adorei o violão de sete cordas. Vou continuar seguindo este blog. Poste sempre. E parabéns pelo trabalho. É muito lindo a arte da luthieria. Pretendo aprender também a construir um violãozinho que seja. mesmo que mal feitinho mas vá lá. Mas sem espaço e ferramentas já torna meu caminho bem mais difícl. Mas um dia chego lá. Um grande Abraço! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Oi Junis!
    Obrigado pelo comentário!
    Lutheria, não é um bicho de sete cabeças!...
    estude bastante, pesquise, converse com luthiers, e com certeza, você terá sucesso na sua empreitada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo, tudo bem? Estou procurando uma roseta para violão e estou com dificuldade em encontrar. Tenho um violão tipo Ovation de fibra da Giannini e a roseta está bastante danificada. Quanto custaria você fazer uma pra mim, mesmo que simples? Abraço e obrigado. Meu email é fernando@fernandodiasdesign.com.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo, muito bom seu trabalho, eu encomendei um violão de 7 cordas com um luthier da cidade aonde eu moro, so que so fica pronto em fevereiro, eu vi essa roseta e achei show debola, fiquei interessado em utlizar uma personalizada no meu violao, quanto ficaria uma roseta personalizada para violão de 7 cordas ? Abraço.
    Meu email é
    viniciusviolonista@rocketmail.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as cores, e o mosaico da roseta: fantástica! Mas também achei ela bem larga para as proporções do violão. Teu trabalho é lindo, e ter um violão teu já é um sonho para mim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ola Paulo sei q a postagem é antiga mas vc seria de q cidade?? Jeanno.rasga@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Paulo Marcos é um dos maiores luthiers do Brasil e ele é da cidade de Confins-MG

      Excluir
  7. Olá Paulo, estou a procura de uma roseta para o meu violão, Giannini Ovation clássico. Você faz?
    A roseta original é adesiva de madrepérola e está ressecada.
    Segue meu e-mail para contato: alexandrolcp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Lindo trabalho, estou querendo fazer uma roseta para mim...vc sabe como conseguir aquela pasta preta pra preencher espaços da roseta com ynlays?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divaldo, a pasta preta, nada mais é do que araldite com pó de madeira preta!

      Excluir
  9. Bom dia bonito trabalho acho a roseta em mandira melhor e fica tudo em madeira estetica otima

    ResponderExcluir