quarta-feira, 13 de abril de 2016

Violão Double Top, de Evaldo Passos Sérvio

Construí esse violão de tampo composto (Double Top), para o grande violonista Evaldo Passos Sérvio de Teresina - Piauí.

Configuração:

Tampo de cedro canadense/Nomex/Cedro Canadense
Roseta: Russa
Fundo e Laterais de Jacarandá brasileiro de demolição
Braço de Mogno com reforço de Jacarandá
Escala de ébano
Acabamento: Goma laca acetinada no tampo
PU no restante do corpo
Tarraxas Rubner (alemã)




 Performance do violonista Fabiano da Mata de Vespasiano - MG, tocando Capricho Árabe de Tárrega, (antes do violão ser envernizado).
Gravação caseira, feita com câmera Nikon D3100 e gravador Zoom H4N


































4 comentários:

  1. Pessoal, é muito gostoso tocar nele realmente. Ouvi pela primeira vez o som dos violões de Mestre Paulo em um programa de TV. Fiquei fascinado e comecei a sonhar. Esperei um pouco mais de um ano e agora meu DT maravilhoso, lindo, perfeito finalmente chegou. Que maravilha de instrumento. Mestre Paulo é genial, um Luthier que o Brasil deve se orgulhar. Extremamente capacitado e profissional. Respeito total com o cliente. É muito, muito perfeccionista. Resultado: produz obras de arte em violões. O timbre desse meu é tudo que eu sonhava. Eu toco calmamente um nota ou acorde e percebo a "cor" do som, a vibração, harmônicos. Eu adoro sons médios pra graves e ele é fantástico nisso. Uso D'Addario pra estudar, Savarez, e agustini azul pra gravar. Vou usar as primas da Hannabach com os bordões da Savarez tensão média. Não é recomendável tensão alto no DT. Vou vendo como ele responde a cada tipo de corda até eu escolher qual usar ou mesmo misturar bordões de uma com primas de outra marca. Som macio, aveludado, braço perfeito, tocabilidade. Com o tempo, tende a ficar melhor ainda. Como os melhores vinhos do mundo. Estou com ele há apenas cinco dias: já é vicio. É um instrumento especial. O tampo é fino e sensível, por isso não pode ser percutido e cuidado com com unhadas. Eu não uso unhas grandes, gosto de unha pequena e poupa do dedo. Esse é o som que gosto de tirar. Essa máquina projeta o som pra frente, de modos que o ouvinte é o maior felizardo sonoro. Experimentei com par de microfones condensadores Marshal. Olha, é muito prazeroso. Vale cada mil do investimento. Fantástico double top feito pelo mestre da luteria brasileira, Paulo Marcos Aguiar. Obrigado Mestre.

    ResponderExcluir
  2. ola, belo violões os seus, veja se pode me ajudar por favor, estou atras de encontrar o material nomex favo de mel para colocar em violões, a onde comprar, obs. não sou luthier, agradeço se me responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sergio, o nomex é importado dos EUA.
      Compre-o na loja LMI:
      http://www.lmii.com/
      Grande abraço!

      Excluir
  3. obs. o seu acabamento nos violões são fantasticos, o apoio do braço ao tocar, tudo de bom gosto.

    ResponderExcluir