sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Goma laca ou Poliuretano?

Os dois últimos violões que construí, apesar de terem sido feitos com o mesmo projeto estrutural (violão Especial), foram acabados com vernizes diferentes no tampo:
No primeiro violão que aparece no vídeo, que é o do Magno, o verniz usado foi PU, já no segundo violão, que pertence ao Stanley Levi, o tampo foi envernizado com goma laca, e Pu no restante!
O Magno e o Stanley, resolveram se encontrar, e colocarem os dois violões à "prova"!
Nesse vídeo, dá para ter uma idéia, das diferenças sonoras, se é que elas existem! hehehe
Tirem suas conclusões:

6 comentários:

  1. O COM GOMA LACA FICOU COM UM SOM MAIS SEDOSO, NA MINHA OPINIÃO.

    ResponderExcluir
  2. Achei também que o instrumento com a Goma Laca me pareceu ter o timbre, as notas mais sedosas.

    ResponderExcluir
  3. quanto custa um violão deste.

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que a diferença existe, mas com som de youtube se percebe muito pouco ou quase nada...

    ResponderExcluir
  5. Embora a sonoridade do vídeo esteja longe de poder ser uma primeira-linha - até porque o microfone usado na gravação estava longe das bocas dos instrumentos, captando o som e com o feedback do ambiente -, entre os dois eu ficaria com o primeiro violão, com goma-laca. Me pareceu que os graves tem mais vida, mais encorpados. Em todo caso, parabéns ao luthier Paulo pela preocupação técnica da demostração. Isto é profissionalismo verdadeiro. abraços

    ResponderExcluir